9 dores para se preocupar

Nem toda dor indica uma doença, mas na maioria das vezes ela sinaliza que há algo errado. Por isso, se perceber uma dor que persiste durante alguns dias ou que não é comum é preciso procurar um médico. Listamos aqui 9 tipos de dores agudas que você nunca deve ignorar e o que pode estar por trás delas.

• Dores no peito: Esse é um sinal clássico de problemas nas artérias coronárias, os vasos sanguíneos responsáveis pela chegada de sangue ao músculo cardíaco, que precisa de oxigênio para bater da maneira certa.
  • Dores nas costas: Ao contrário do que se pensa, as dores nas costas não estão relacionadas somente à coluna. Além de hérnia de disco, contraturas musculares e desgaste ósseo, o incômodo na parte baixa das costas também pode sinalizar problemas renais. Nas mulheres as dores nas costas também pode surgir durante a menstruação, o que é normal.
  • Dores nas articulações: Sentir dores nas articulações sem ter feito exercícios ou levado um tombo não é normal, muitas doenças podem estar por trás desse desconforto e as mais comuns são: desgaste das articulações, artrite reumatoide ou uma doença autoimune que o próprio organismo ataca as articulações.
  • Dores abdominal: essa dor pode ser relacionada a apendicite, pancreatite, obstrução intestinal, doenças do fígado e da vesícula.
  • Dores nos testículos: Esse pode ser um sinal de torção testicular ou epididimite (inflamação localizada próximo aos testículos).
  • Dores na panturrilha: A dor nas panturrilhas pode estar relacionada à trombose. As mulheres precisam ficar atentas a esse incômodo caso tenha trocado recentemente de anticoncepcional.
  • Dores e ardências nas mãos ou pés: Esse pode ser um sintoma de uma lesão nos nervos que pode ter diversas causas como diabetes, deficiência de vitaminas ou uso abusivo de álcool.
  • Dores de cabeça: Há casos em que uma simples dor de cabeça pode ser sinal de um AVC. A duração e frequência com que o problema aparece também merecem atenção, caso ela se repita mais que o comum procure um médico.
  • Dores em todo o corpo: A fibromialgia é uma doença pouco conhecida e que pode causar maior sensibilidade à dor. Isso faz com que a sensação dolorosa apareça em diferentes partes do corpo.

Por isso, caso você sinta alguma dessas dores sinalizadas acima, não exite! Procure um médico e inicie o tratamento adequado para cada caso.

whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile