A cor do vestido

Tema que está em todas as redes sociais, blogs e discussões em grupos, a dúvida sobre a cor de um vestido tem gerado grande polêmica. A foto que gera tanta discussão é a seguinte:

Screenshot_18

Algumas pessoas enxergam o vestido com as cores azul e preto e outras branco e dourado. Na realidade, o vestido é azul e preto mesmo. Se você o enxergou com outras cores, vamos explicar o motivo: o fenômeno é mais uma ilusão de óptica!

As cores dessa foto estão dessaturadas. Se você observar o vestido contra o fundo, com as cores ajustadas, você o verá preto e azul. A foto abaixo nos ajuda a entender melhor:

 

Untitled-12-1024x518

 

 

 

 

 

foto retirada do site http://www.wired.com/2015/02/science-one-agrees-color-dress/

O olho humano tenta sempre “descontar” a iluminação ambiente para podermos enxergar as cores com maior clareza. No caso da primeira foto, a iluminação ambiente instiga nosso olho a “descontar” a cor azul, a assim nos faz enxergar as cores branca e dourada.

Também depende da disposição dos cones e bastonetes (células sensíveis à luz que temos na nossa retina), que é muito variável entre as pessoas. Assim, algumas podem enxergar o vestido preto e azul mas outras o enxergam branco e dourado, e isso não significa necessariamente que um ou outro tenha alguma alteração visual.

Para maiores informações, procure um médico oftalmologista e marque sua consulta online ou ligue: (11) 5070-1090

Dra Jacqueline Martins de Sousa

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile