Artrose - Clínica Popular Cuidar Mais

Exames e diagnósticos
Publicado em 11 de junho de 2015, por Danillo, às 16:06

Doença das articulações

Coisas simples do dia a dia como colocar um anel e ele não entrar, sendo que você não engordou nada, ou se na realização de atividades corriqueiras você sente dores nas articulações, cuidado: esses podem ser sintomas de artrose.

A osteoartrose, mais conhecida como artrose, é uma doença crônica caracterizada pela lesão da cartilagem das articulações, esse problema faz os ossos terem maior contato podendo assim causar dores, rigidez da articulação e limitação nos movimentos.

Geralmente, os locais mais atingidos pela artrose são as mãos, coluna lombar, quadril e joelhos. Os médicos ainda não conseguem saber a causa exata do problema, o que se sabe é que diversos fatores podem levar à ele, como a idade, a obesidade, predisposição genética e lesões na articulação.

Na maioria dos casos a artrose atinge pessoas mais velhas, acima dos 45 anos, homens com menos de 55 anos têm maior chance de ter artrose que mulheres abaixo dessa idade, já após essa idade as mulheres são mais atingidas que eles.

Existem duas formas de artrose:

Primária; que não se sabe a causa e ocorre em pessoas mais velhas.

Secundária; que é ocasionada por lesão da articulação e doenças inflamatórias, esse tipo pode ocorrer em pessoas mais jovens.

Sintomas:

O sintoma mais comum é dor nas articulações afetadas, que geralmente piora no fim do dia. Inchaço, calor, rangidos e limitações dos movimentos nas articulações afetadas também fazem parte dos sintomas.

A rigidez articular também pode acontecer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira por muito tempo. A intensidade dos sintomas varia de acordo com cada paciente, enquanto alguns podem ficar debilitados devido aos sintomas, outros podem ter poucos sintomas e passar anos sem apresentá-los.

Caso você sinta algum desses sintomas procure um médico o quanto antes para iniciar o tratamento adequado.