AVC X Dor de cabeça

Aprenda como diferenciar:

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, um dos sintomas dessa doença é a dor de cabeça. Muitas vezes uma enxaqueca pode ser confundida com aneurisma cerebral, assim o socorro não é prestado da forma correta e no tempo certo.

Primeiramente é preciso identificar se sua dor de cabeça é de grau primário ou secundário. A dor de cabeça primária pode ser definida como o próprio problema, a dor é a doença, não um sintoma. Por exemplo quando a enxaqueca é apenas ela mesma, não evidencia outros problemas mais graves. Já a secundária acontece quando a dor de cabeça é um sintoma de outra doença. Alguns tipos de derrame podem ter a dor de cabeça como sintoma, nesse caso se deve ficar atento.

Nem todo derrame se manifesta com dor de cabeça, mas em alguns casos a dor pode sim estar ligada ao AVC. Dor muito forte e que começa de repente e já em sua maior intensidade precisa de atenção. A segunda característica é a dor que muda de padrão, se você já está acostumado a certo tipo de enxaqueca e um determinado analgésico costuma resolver, e depois ela começa a aumentar muito a intensidade ou o remédio não funciona mais, é um sinal de alerta.

Algumas vezes a dor de cabeça também pode vir acompanhada de sintomas comuns do AVC como alterações de comportamento, paralisação de um dos lados do rosto ou corpo, sonolência, desmaios, perda da capacidade de fala, entre outros. Nesses casos, ainda que não haja dor de cabeça é preciso procurar imediatamente um hospital, pois quanto mais rápido for o Socorro e o diagnóstico menores são as chances de restarem sequelas.

Por isso, se você tem alguma dúvida, não espere! Faça um diagnóstico, marque uma consulta com um de nossos especialistas. (11) 5070-1090, ou pelo site.

whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile