Cirurgia de catarata funciona?

A cirurgia de catarata é o único procedimento capaz de reverter o problema, que torna a lente (cristalino) opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

Isso significa que não existem óculos ou colírios capazes de tratar a doença.

De acordo com pesquisas, a catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo. Somente no Brasil, o número chega a 350 mil pessoas.

Geralmente, a doença é causada pelo envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Ou seja, a catarata é mais comum em idosos.

Contudo, existe também a catarata congênita, quando o bebê já nasce com a doença, ou é desenvolvida com o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, traumas, entre outros.

Sintomas

Na maioria das vezes, a catarata apresenta-se como uma perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe.

Com a progressão, o paciente pode reclamar de perda de contraste das cores e troca frequente de grau do óculos sem a melhora da qualidade.

Outros sintomas

• Perda parcial da visão
  • Sensibilidade à luz
  • Visão embaçada ou dupla
  • Incapacidade de enxergar com pouca luz
  • Enxergar halos ao redor das luzes

Como diagnosticar?

O diagnóstico deve ser feito pelo oftalmologista, que irá realizar diversos exames oftalmológicos, como acuidade visual, fundo de olho, pressão intraocular, topografia de córnea, entre outros.

Exames de sangue também podem ser solicitados.

Diagnosticada a catarata, o profissional indicará a realização da cirurgia.

Como funciona a cirurgia de catarata

Completamente indolor, a cirurgia a laser para curar a catarata tem duração média de 20 minutos.  É considerada uma das mais seguras.

Para realizar o procedimento cirúrgico, o profissional faz uma incisão de 2.2 milímetros na córnea, e instrumentos especiais são usados para a retirada da catarata.

Após a retirar a catarata, o cirurgião implanta uma nova lente.

Não existem muitas restrições para a realização da cirurgia.

Contudo, é importante ter alguns cuidados após o procedimento, que, na maioria das vezes, não precisa de internação.

• Não esfregar
  • Não coçar
  • Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias
  • Não realizar esforço físico

Cirurgia de catarata a preço popular

Comece a enxergar com outros olhos.

A Cuidar Mais oferece a cirurgia de catarata a preço popular, com equipamentos de ponta e profissionais qualificados.

Além disso, a Cuidar Mais aceita a maioria dos planos de saúde e convênios.

Agende agora mesmo uma avaliação com o oftalmologista pela internet.