Como começar a cuidar da saúde

A saúde sempre é pauta de programas de TV, revistas, artigos de jornais e internet. Devido à importância, médicos e especialistas convidados por esses veículos comunicação aconselham os telespectadores/leitores a cuidarem da saúde. Porém, boa parte desse público tem pouco histórico de visitas ao médico e ocorre, ao ler essas matérias, a seguinte pergunta: como começar a cuidar da saúde? Este questionamento ocorre porque as pessoas têm vontade de saber como anda a saúde, mas não sabem por onde começar.

Os dois passos

A vontade de cuidar da saúde já é um passo importante para o processo. Em contrapartida, o segundo passo, que pode ser classificado como “prático”, é fundamental. Primeiro, a consciência, depois, a ação. Os dois dependem um do outro.

Avaliação da saúde

Para quem quer começar a cuidar da saúde, o passo dois, o prático, começa pela avaliação da saúde. Essa primeira parte é imprescindível. Isso porque, com o resultado, é possível avaliar o estado geral da saúde.

Como avaliar a saúde?

O processo mais recomendado, neste caso, é o tradicional check-up – um conjunto de exames laboratoriais. Ele não é mesmo para todos os pacientes. Por exemplo, as mulheres passam por avaliações mais específicas em relação aos homens, bem como os idosos e as crianças. Além disso, influencia fatores como idade, hábitos de vida e histórico familiar. O clínico geral é quem, geralmente, determina os exames – entre os mais pedidos (genéricos), estão o hemograma, glicose, colesterol e uréia. Portanto, uma consulta inicial com o médico não pode ser descartada.

Os resultados

O check-up traz ao médico o resultado geral da saúde. O profissional colhe essas informações a fim de passar recomendações sobre como o paciente deve cuidar da saúde, prevenir potenciais doenças ou tratamentos, em caso de diagnósticos. Os resultados são o complemento do passo dois pois, a partir deles, o paciente começa a adotar um novo estilo de vida, conforme as orientações do médico.

Como começar a cuidar da saúde 1

Check-up acessível em São Paulo

A Clínica Cuidar Mais, em São Paulo, é um espaço onde diversos pacientes começaram a cuidar da saúde. Não somente pelo atendimento e qualidade, mas por preços acessíveis, que cabem no bolso das pessoas. O check-up para todas as idades e sexos estão com condições especiais neste mês. Comece a cuidar da saúde hoje mesmo! Agende pelo telefone (11) 5070-1090, site ou WhatsApp (11) 99721-3340.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile