Como diagnosticar e tratar da diabetes

Em uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em abril deste ano, mostra que a diabetes no Brasil cresceu 61,8% em dez anos, fato que indica que os brasileiros estão consumindo mais açúcares nos últimos anos. É importante diferenciar, no entanto, que existem tipos de diabetes: o de caráter genético (tipo 1) e a adquirida por maus hábitos e sedentarismo (tipo 2).

O corpo costuma emitir sinais quando a pessoa está com diabetes. Por exemplo, no tipo 1 as pessoas costumam ir frequentemente ao banheiro, sem nenhuma explicação, têm sede e fome constante e, inclusive, apresentam perda de peso significativa, além de náuseas e vômitos. Já no tipo 2, é comum ocorrer doenças como candidíase e manchas (pele escurecida) no pescoço, axilas e virilhas. Porém, os mesmos sintomas podem ocorrer tanto no tipo quanto o tipo 2.

Sintomas da Diabetes

Tipo 1: cansaço; maior frequência para urinar; perda de peso; má cicatrização; problemas sexuais; fome demasiada; visão turva; formigamento; sede em excesso; infecções vaginais

Tipo 2: infecções constantes (pele, rins e urinária); candidíase; acantose nigricans (escurecimento de partes do corpo); cicatrização demorada; visão turva; tontura; hiperglicemia (nível alto de açúcar); hipoglicemia (nível baixo de açúcar);

Para diagnosticar a diabetes, os sintomas não são suficientes – eles são apenas indicativos de que a pessoa pode estar com a doença. Por isso, o primeiro passo é consultar um clínico geral ou nutricionista, que começarão uma investigação através de exames, como o de glicemia de jejum – medição do nível de açúcar no sangue.

O próximo passo, se diagnosticado a diabetes, é o tratamento. O nutricionista ficará responsável por passar uma dieta especial, com alimentos que equilibrarão a taxa de açúcar do sangue, e, se necessário, remédios. Com isso, o diabético terá uma vida consideravelmente, com algumas restrições, normal.

Clínico Geral e Nutricionista Popular em São Paulo

A Clínica Cuidar Mais, em São Paulo, oferece consultas populares com Clínico Geral e Nutricionista. Uma das milhares de vantagens é que o paciente realiza todo o procedimento no mesmo lugar, inclusive, o exame de glicemia de jejum, que também tem preço acessível. Agende uma consulta hoje mesmo online, pelo WhatsApp (11) 99721-3340 ou telefone (11) 5070-1090.