CUIDADOS COM A PELE E O CORPO NO VERÃO - Prevenção e Saúde

Clínica Cuidar +
Clínica Cuidar +
Clique aqui e agende sua consulta e exame

Solicite nossa tabela de preços

Cadastre-se

Prevenção e Saúde
Publicado em 6 de fevereiro de 2019, por Editor AE Digital, às 10:00
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> CUIDADOS COM A PELE E O CORPO NO VERÃO

CUIDADOS COM A PELE E O CORPO NO VERÃO

Estação mais quente do ano, o verão é talvez o período mais convidativo para a prática de atividades ao ar livre. Com dias mais longos e quentes, a vontade de curtir uma praia, uma piscina, um passeio no campo ou em um parque também aumenta.

Mas o verão, que aqui no hemisfério sul tem seu início no dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março, é também a estação do ano que apresenta a maior incidência de radiação solar, como por exemplo a dos raios UVA e UVB, que podem causar sérios problemas de saúde.

E foi para você aproveitar ao máximo e sem preocupações tudo o que a estação solar tem a oferecer é que selecionamos as melhores dicas elaboradas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que você cuide muito bem da sua pele e o do seu corpo neste verão!

Cuidados básicos com a pele

Para proteger a pele dos danos causados pelo sol, algumas práticas e hábitos devem ser adotados diariamente, independentemente da estação do ano, mas que no verão merecem atenção redobrada.

O primeiro cuidado essencial é o de se evitar a exposição solar excessiva, principalmente entre as 10 horas da manhã e as 16 horas do horário de verão, período em que os raios UVA e UVB são mais fortes.

O uso diário de filtros solares, de preferência aqueles com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30 é também indispensável à proteção da pele. O produto deve ser aplicado diariamente ao menos trinta minutos antes da exposição ao sol, isso para que a pele o absorva corretamente e sua ação seja mais eficiente.

O filtro solar deve ser aplicado diversas vezes ao longo do dia, de preferência a cada duas horas. Em caso de transpiração excessiva ou ao entrar na água, o produto também necessita de nova aplicação.

Outro importante cuidado a ser tomado é em relação ao vestuário. O uso de acessórios como os bonés e chapéus também ajuda a bloquear grande parte da radiação ultravioleta.

Roupas de algodão, além de serem mais fresquinhas, também são as que oferecem maior proteção contra os raios solares. Portanto, total preferência para elas durante o verão, especialmente as de cores mais claras, que ajudam a refletir a luz e reduzem a temperatura corporal.

Já as roupas sintéticas, como por exemplo as feitas de nylon, além de esquentarem mais rápido, apresentam uma menor capacidade de bloqueio da radiação solar, sendo, portanto, menos indicadas para essa estação.

E para quem vai curtir uma praia ou piscina, a dica é que o guarda-sol e a barraca escolhidos também sejam, de preferência, feitos de algodão ou lona, já que são tecidos que aumentam a proteção contra o sol.

As cicatrizes também necessitam de cuidados especiais no verão, principalmente aquelas recentes, que podem ficar escuras quando expostas ao sol. Para se evitar que isso aconteça, além do uso de protetores solares, que deve ser abundante, a proteção física por meio das roupas, esparadrapos e afins também é aconselhável. O mesmo vale para as cicatrizes mais antigas, que também devem ser devidamente protegidas da radiação solar, já que há um risco – apesar de pequeno – do desenvolvimento de tumores.  

E para manter a hidratação da pele, que fica prejudicada por conta das altas temperaturas, o uso de um bom hidratante pode ser um excelente aliado na manutenção dos níveis adequados de água na pele.

No banho, a água deve estar preferencialmente numa temperatura fria ou morna, isso porque a água quente tende a aumentar o ressecamento da pele. Atenção também para os sabonetes, que devem ser adequados para o seu tipo de pele e não devem ser utilizados em excesso.

Cuidados com o corpo

Para manter o corpo funcionando de maneira ideal, manter uma hidratação é de primeira importância. Portanto, água, água de coco e sucos naturais podem e devem ser consumidos em abundância.

O cuidado com a alimentação também é indispensável. Alimentos leves, como frutas, verduras, legumes e carnes grelhadas também ajudam na hidratação do corpo e evitam os sinais do envelhecimento.

Alimentos como a abóbora, mamão, cenoura, beterraba e maçã são ricos em carotenoides, substância encontrada em boa parte dos legumes e frutas de cor alaranjada e que tem ação antioxidante. Tais alimentos ajudam a prevenir os danos à pele causados pelo sol.

Outras dicas

Para quem vai pegar uma piscina ou praia, o cuidado com os cabelos também precisa ser redobrado. Uma dica é o uso fluidos siliconados nos fios, que ajudam a impedir que os mesmos se danifiquem e tornem quebradiços com a maresia e o sol.

Pessoas negras, apesar de possuírem peles mais protegidas dos efeitos do sol devido a uma maior quantidade de melanina, também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e demais problemas. Sendo assim, as recomendações que trouxemos acima devem ser igualmente seguidas.

Cuidado especial com as crianças

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados, evitando-se ao máximo a exposição solar nos horários de maior incidência solar. O uso de roupas protetoras leves e adequadas, bem como de bonés e chapéus é também indispensável.

As crianças tendem a ficarem mais dispersas e entretidas com as brincadeiras no verão, muitas vezes mais distantes dos olhos dos pais. Portanto, elas devem ser lembradas constantemente da necessidade de se hidratarem. Fique atento e sempre verifique se a criança está tomando a quantidade de água necessária.

De acordo com informações do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente”.

Cuide-se sempre!

Apesar destas dicas serem especialmente importantes para o verão, elas também servem para todas as estações do ano.

É recomendável também que um médico dermatologista seja sempre consultado para que ele possa identificar o tipo de pele de cada um e, assim, indicar os produtos dermatológicos e os cuidados mais adequados para cada caso, bem como identificar problemas e doenças de pele ainda no início, doenças estas que muitas vezes acabam por passar despercebidas por olhos não treinados.

Comentários ()


Clinica Cuidar Mais
Clínica Cuidar Mais
Digitando...
Olá, aqui é o Chatbot da Clínica Cuidar Mais. Qual é o seu nome?
Nome da pessoa
Nome da Pessoa, você poderia me informar seu email?
email@email.com
Qual é o seu número de telefone ou celular?
(00) 90000-0000
Muito obrigado pelas informações. Qual é a sua dúvida?
Texto da dúvida do cliente sobre a Clínica Cuidar mais
Nome da Pessoa, vou te encaminhar agora para nossos atendentes do WhatsApp.
O WhatsApp abrirá e você poderá iniciar uma conversa. Se isso não ocorrer, clique no botão abaixo.
2019 Copyright | AE Digital