Dengue - Clínica Popular Cuidar Mais

Publicado em 27 de março de 2015, por Danillo, às 11:20

Dengue

Sintomas e Tratamentos

A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito Aedes Aegypt, que contamina com o vírus a pessoa que é picada, gerando sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor em todo o corpo.

O tratamento da dengue considerada comum é feito com repouso, medicamentos para aliviar as dores e hidratação para o corpo, mesmo parecendo simples o cuidado é grande pois alguns casos podem levar à dengue hemorrágica. Essa doença não é transmissível de pessoa para pessoa, nem por saliva, água ou alimentos, apenas por meio da picada do mosquito. Alem disso, crianças com menos de 6 meses de vida não são afetas por dengue considerada grave.

SINTOMAS:

– Cansaço

– Dor de cabeça

– Dor no fundo dos olhos

– Desânimo

– Dor muscular

– Enjôo, vômito

– Dor abdominal

– Febre alta, entre 39 e 40ºC

– Dor nas articulações

Apesar de existirem 4 tipos de dengue, os sintomas iniciais são sempre os mesmos e duram em media uma semana.

A dengue hemorrágica é a forma mais grave, pois pode levar à óbito devido a hemorragia interna causada pela reação do organismo. Os sintomas da dengue hemorrágica são os citados acima, mas também pode acontecer sangramentos pelo nariz, gengiva e urina com sangue, pele fria, pálida e úmida. Esses sintomas costumam acontecer geralmente após o 3º dia do aparecimento das dores no corpo e nos olhos.

A pessoa com suspeita de dengue hemorrágica deve ser levada o quanto antes ao hospital para poder realizar o tratamento correto que inclui a ingestão de soro e plasma sanguíneo.

TRATAMENTO:

O tratamento da doença tem por objetivo aliviar os sintomas causados pela picada, com o uso de medicamentos que devem ser indicados pelo médico. Mesmo ingerindo remédios é necessário ficar em repouso e hidratar o corpo com sucos, chás e muita água. Medicamentos como aspirina e AAS, não devem ser consumidos pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Por isso, se estiver com alguma suspeita de dengue não deixe os sintomas aumentarem. Marque já sua consulta com um Clínico Geral para saber o que realmente acontece.