Doenças X Perda de Peso

Saiba quais levam à perda de peso

 A perda de peso pode ser causada por diversas doenças como hipertiroidismo, depressão ou câncer por exemplo, em grande parte dos casos é rápida e involuntária, pois acontece sem que a pessoa tenha o plano de emagrecer.

No entanto, perder peso nem sempre é sinal de doença grave, porém quando essa perda é repentina e superior a 10% do peso corporal, é necessário procurar um médico para diagnosticar mais rapidamente a causa e começar o tratamento adequado.

Algumas doenças comuns que causam a perda de peso são:

Diabetes: além de surgirem outros sintomas, como vontade excessiva de urinar, comer e beber água.

Câncer: principalmente do estômago, intestino, pâncreas e leucemia.

Distúrbios alimentares: como anorexia ou bulimia.

Hipertiroidismo: que é o funcionamento excessivo da tiroide.

Problemas bucais: como gengivite ou aftas, que impedem de comer.

Depressão: devido à falta de apetite e pouca motivação para cozinhar.

Doenças do figado: como hepatite ou cirrose.

Demência: pois a pessoa pode esquecer-se de comer ou devido a agitação, que leva a um elevado dispêndio de energia.

Infeção: como Aids ou tuberculose, deixando o individuo com o sistema imune fraco.

Consumo prolongado de alguns medicamentos: como anfetaminas, antidiabéticos orais, quimioterapia e remédios para tratar problemas de tireóide. O uso do cigarro e de drogas também são motivos que podem causar perda de peso.

Em idosos: Durante o envelhecimento o emagrecimento é normal quando é lento, porém também acontece porque alguns idosos se esquecem ou não tem motivação para cozinhar, devido à falta de apetite, alteração no paladar provocada por efeitos colaterais de remédios ou alguma doença.

Em grávidas: Perder peso na gravidez não é algo normal, mas pode ocorrer quando a gestante sofre muitos enjôos e vômitos diários, não conseguindo ingerir alimentos e fazer uma alimentação adequada. Nesses casos é preciso procurar um nutricionista para evitar complicações graves e que possam afetar ao bebê.

Nos bebês: Nos recém-nascidos a perda de peso é comum, podendo eliminar até 10% do peso corporal durante os primeiros 15 dias de vida, devido à expulsão de líquidos através da urina e fezes. A partir desse momento é esperado que o bebê aumente cerca de 250g por semana até os 6 meses de vida, e vá aumentando sempre conforme a idade.

Se a perda de peso não é intencional, surge repentinamente e acontece de forma rápida acompanhada de sintomas como diarréia, vômitos ou cansaço, é hora de procurar um médico para realizar os exames necessários, como exame de sangue, urina, fezes e radiografia para que então a pessoa possa ser encaminhada para os especialistas em cada assunto como endocrinologista ou psiquiatra por exemplo.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile