Dor no joelho

O joelho é uma articulação muito utilizada, tanto no nosso dia a dia, quando subimos ou descemos escadas, situação na qual a força exercida sobre ele pode chegar a mais de 3 vezes o peso corporal. Em atividades esportivas, como no agachamento, a força exercida na articulação pode chegar a mais de 7 vezes o peso corporal. Por isso que é uma das queixas mais frequentes de dor.

Mas o que pode causar dor no joelho? Existem várias razões, entre elas: Tendinite – é a inflamação do tendão, estrutura que conecta o músculo ao osso. Essa inflamação ocorre frequentemente devido ao esforço físico exagerado ou repetitivo ou por traumas.

Lesões nos meniscos – Existem dois meniscos: o Medial e o Lateral. Eles têm como função aumentar a superfície de contato entre a tíbia e o fêmur e a absorção de impactos, como um amortecedor. As lesões meniscais podem ser agudas, frequentemente devido a traumas esportivos, ou lesões crônicas decorrentes do processo de envelhecimento. Além da dor, as lesões de menisco podem causar edema (inchaço) de repetição, sensação de instabilidade e até bloqueio do movimento normal do joelho.

Osteoartrite – É a doença articular mais comum do mundo. Pode acometer todas as articulações.

Lesões ligamentares – São quatro os principais ligamentos do joelho: o ligamento colateral lateral, ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior. A maior parte das lesões ligamentares do joelho ocorre devido a traumas esportivos, como em um jogo de futebol. Essas lesões causam muita dor e edema logo após a lesão. Com o passar do tempo, a dor e o edema diminuem, mas mesmo assim o paciente pode ter a sensação de que o joelho vai sair do lugar e acabar torcendo-o com frequência.

Bursites – Bursas são bolsas que protegem a pele, músculo ou tendão quando estes passam sobre uma proeminência óssea. São descritas mais de 140 bursas no corpo humano e elas podem ser de 2 tipos: as normalmente presentes, geralmente encontradas próximas às articulações ou as bursas que se desenvolvem para proteger a pele, músculo ou tendão. Essas bolsas podem ficar inflamadas devido ao atrito que estão submetidas, ficando avermelhadas e doloridas. As bursas também podem estar infectadas, quando além da dor e vermelhidão podem até ser causa de febre.

Síndrome femoropatelar – Causa frequente de dor anterior do joelho com localização mal definida. Decorre de um mal alinhamento do membro inferior que resulta em aumento da pressão exercida dentre a patela e o fêmur, levando à inflamação e dor.

Plicas – Durante o desenvolvimento fetal, o joelho é separado em 3 compartimentos. Entre o 4º e 5º mês de gestação os septos que dividem o joelho são reabsorvidos para formar uma única cavidade. Plicas são o resquício desta estrutura fetal, que devido a traumas ou processos inflamatórios podem se tornar mais espessas, resultando em dor.

Agende sua consulta com a nossa equipe de Ortopedia para cuidarmos mais de você!