Como ser uma família saudável

Largar velhos hábitos que prejudicam à saúde é algo aparentemente fácil, o dilema é quando a família não acompanha. Como convencê-los a adotar um estilo de vida mais saudável? Eis a questão! Ser uma família saudável é um grande desafio.

Esse desafio como qualquer outro é alcançável.

Com as dicas deste artigo, você conseguirá convencer a família a adotar um estilo saudável, que garantirá mais qualidade vida e uma saúde impecável.

Pesquisas mostram que as pessoas estão cada vez mais se preocupando com a saúde. Ou seja, não é só você que tem o desejo de ser mais saudável. É uma tendência!

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o consumo de hortaliças e verduras aumentou, assim como a prática de atividades físicas entre adultos.

As pessoas estão percebendo que os chocolates, os refrigerantes e produtos processados em excesso fazem mal à saúde. Grandes marcas de doces e refrigerantes no mundo inclusive estão em processo de mudança para se adaptar aos novos hábitos dos consumidores.

No entanto, há, ainda, uma grande parcela de pessoas que não tem o mesmo pensamento. E talvez seja a sua família!

Quem entra em uma dieta, sabe, é chamado de “chato”, “paranóico”, “fresco”, entre outros adjetivos. Por isso, você vai aprender como e tornar a sua família saudável sem ser chato (a). Vamos lá?

saudável

Seja saudável

Antes de tentar convencer a sua família a ser saudável, procure ser primeiro. O exemplo é o convencimento mais eficaz.

Ser saudável, porém, não é trocar alguns alimentos por outros. É saber o porquê é tão importante renunciar produtos que trazem prazer momentâneo por uma saúde de qualidade.

  • Faça exercícios físicos regularmente
  • Chame os filhos ou esposa/marido para correr junto com você
  • Alimente-se bem
  • Beba bastante água
Evite criticar a sua família
Evite criticar a sua família

Evite criticá-los

Boa parte das pessoas que está na dieta erra ao criticar as pessoas que não estão. É a pior forma de convencer alguém a ser mais saudável, principalmente a família.

É difícil aceitar que as pessoas que nós amamos estão prejudicando a saúde, mas criticar não é a melhor forma.

O melhor jeito é ser informativo. Faça com que eles percebam que sua mudança não é por causa de uma tendência ou “moda”, mas porque deseja viver mais e com tranquilidade.

Se você costuma assistir filmes e séries com a família, há documentários e filmes que abordam sobre as formas de alimentação. Será um jeito informativo e divertido de ensiná-los que ser saudável é uma questão de saúde. Algumas sugestões:

 

  • Cooked
  • Food Matters
  • Fed Up
  • Consumed
  • From Fat To Finish Line
  • Gordo, doente e quase morto

 

Mostre que vida saudável não é chata

Há uma crença de que ser saudável significa “comida sem sabor”.

Isso tem uma explicação! Os produtos processados são cheios de açúcares, sais e gorduras em excesso, o que deixa o paladar “viciado”.

Por essa razão, que todo início de dieta é um desafio: os alimentos parecem faltar algo.

Contudo, é possível se alimentar bem, com ingredientes naturais, e ter experiências degustativas inesquecíveis. São diversas receitas deliciosas feitas a partir de hortaliças e verduras.

Outro ponto a ressaltar é que ser saudável não significa que sua família não vai poder mais comer alimentos não-saudáveis. Não faz nada mal aquela pizza de domingo com moderação.

Consulte um médico da família
Consulte um médico da família

Consulte um médico para a família inteira

Psicologicamente, o médico exerce uma função de autoridade sobre qualquer pessoa.

Por isso, a consulta com um médico de família é uma ótima estratégia para convencer a família a ser mais saudável.

Além disso, mais de uma pessoa no propósito de ser mais saudável é mais eficaz do que, necessariamente, uma. É importante, então, o apoio, a compreensão e a paciência com todos.

Faça uma avaliação completa e, a partir daí, tenha uma família saudável.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile