Fascite plantar - Clínica Popular Cuidar Mais

Prevenção e Saúde
Publicado em 9 de outubro de 2014, por Danillo, às 18:56

Fascite plantar

Quem nunca ouviu um vizinho ou familiar falar daquele problema incômodo no pé chamado de “esporão”? Pois é, se você tem esse tal de “esporão de calcâneo”, saiba que o nome científico é fascite plantar, uma inflamação na fáscia plantar.

O que é essa tal de fáscia plantar? É uma densa faixa de tecido conjuntivo, como se fosse um ligamento grande, que começa no osso do calcanhar e vai até perto dos dedos (na metatarsofalangeana). E as suas funções principais são de dar estabilidade para o pé e sustentação para o arco longitudinal medial que é essa parte de dentro encovada. Não podemos nos esquecer de que ela também ajuda na potência de arranque nas corridas ou saltos.

E o que isso tudo tem haver com o tal do “esporão”? Ocorre uma inflamação na fáscia plantar que leva a dor no calcâneo que pode se estender até a região dos dedos dos pés. É causado por excesso de tensão na mesma. Encurtamento do músculo da batata da perna (tríceps sural), pé plano, pé cavo, ficar muito tempo em pé com sapato de sola flexível em pisos duros podem colocar a fáscia em risco.

Os principais sintomas são dor ao dar a primeira pisada do dia, ou que aparece após ficar muito tempo em pé, que tem piora progressiva durante um período de meses. Para se ter o diagnóstico correto é preciso consultar um ortopedista já que há outras causas de dor no pé, apesar dessa ser a mais frequente. Frequentemente, é necessário também a realização de exames de imagem – como radiografias, ultrassonografias, ressonância magnética – para o fechamento do diagnóstico.

O tratamento vai desde o uso de anti-inflamatórios, gelo e mudança de calçado até terapia com ondas de choque, uso de órteses noturnas e fisioterapia. Cada tratamento é usado de acordo com o estágio da doença e como o paciente responde às terapias propostas.

Agende sua consulta com a nossa equipe de Ortopedia para cuidarmos mais de você!