Febre Amarela: devo tomar a vacina para viajar? - Clínica Popular Cuidar Mais

Clínica Cuidar +
Clínica Cuidar +
Clique aqui e agende sua consulta e exame

Solicite nossa tabela de preços

Cadastre-se

Prevenção e Saúde
Publicado em 21 de fevereiro de 2017, por Philippe Azevedo, às 08:38
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> Febre Amarela: devo tomar a vacina para viajar?

Febre Amarela: devo tomar a vacina para viajar?

Várias cidades brasileiras foram surpreendidas com o “surto” de febre amarela desde o fim do ano passado. O medo do turista, agora, é saber se tem a possibilidade de contrair a doença viajando para outra região neste carnaval. Especialistas em saúde pública aconselham a tomar a vacina somente aqueles que viajarão para cidades onde estão sendo registrados os casos de contaminação. O maior número de casos é em regiões de Minas Gerais. Cerca de 63 cidades de MG estão em estado de alerta, segundo o relatório divulgado pelo Ministério de Integração Nacional nesta segunda-feira (20).

A febre amarela, segundo o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, é uma doença “infecciosa grave”. Ela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas e silvestres. No meio urbano, o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, é o responsável pela transmissão. Uma pessoa, porém, não pode transmitir a febre amarela para outra. Porém, pode ser fonte de infecção: o mosquito pica a pessoa infectada, e pode transmitir a doença para outra.

Para evitar a febre amarela, a medida individual é a vacinação contra a doença, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para cidades que têm confirmados os casos de contaminação. O uso de repelentes e roupas que cubram o corpo todo também são aconselhados por médicos. No entanto, há medidas coletivas, como evitar o acúmulo de água. O mosquito Aedes aegypti, também transmissor da doença, se reproduz em água parada – caixas d’água, latas, pneus ou recipientes destampados.

Os sintomas da febre amarela são febre alta constante, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por três dias. Em casos mais graves, os olhos e a pele chegam a ficar amarelos. A pessoa infectada pode apresentar manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Veja as cidades que registraram os casos de febre amarela:

Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bom Jesus do Galho, Caraí, Caratinga, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Durandé, Entre Folhas, Espera Feliz, Frei Gaspar, Frei Lagonegro, Governador Valadares, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipanema, Ipatinga, Itaipé, Itambacuri, Itanhomi, Itueta, José Raydan, Ladainha, Lajinha, Malacacheta, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Nanuque, Novo Cruzeiro, Orizânia, Padre Paraíso, Peçanha, Piedade de Caratinga, Pocrane, Poté, Reduto, Resplendor, Santa Bárbara do Leste, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, Santana do Paraíso, São João do Manhuaçu, São João da Manteninha, São João Evagelista, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Setubinha, Simonésia, Taparuba, Tarumirim, Teófilo Otoni, Ubaporanga.

Você pode consultar um médico para mais informações.

Comentários ()


Clinica Cuidar Mais
Clínica Cuidar Mais
Digitando...
Olá, aqui é o Chatbot da Clínica Cuidar Mais. Qual é o seu nome?
Nome da pessoa
Nome da Pessoa, você poderia me informar seu email?
email@email.com
Qual é o seu número de telefone ou celular?
(00) 90000-0000
Muito obrigado pelas informações. Qual é a sua dúvida?
Texto da dúvida do cliente sobre a Clínica Cuidar mais
Nome da Pessoa, vou te encaminhar agora para nossos atendentes do WhatsApp.
O WhatsApp abrirá e você poderá iniciar uma conversa. Se isso não ocorrer, clique no botão abaixo.
2019 Copyright | AE Digital