Febre amarela: quais são os sintomas e o tratamento - Clínica Popular Cuidar Mais

Prevenção e Saúde
Publicado em 26 de fevereiro de 2018, por Philippe Azevedo, às 09:31
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> Febre amarela: quais são os sintomas e o tratamento

Febre amarela: quais são os sintomas e o tratamento

Desde o ano passado, quando surgiu os primeiros casos da doença, muito-se falou sobre febre amarela. O que boa parte das pessoas tem dúvidas é em relação ao sintomas, que são parecidos com resfriado ou gripe.

Os sintomas da febre amarela costumam aparecer entre 3 a 6 dias após a picada do mosquito infectado pelo vírus. Os transmissores são conhecidos como Aedes Aegypti, o mesmo da dengue, e Haemagogus Sabethes.

Esses sintomas podem desaparecer depois de dois dias, porém retornam com mais intensidade, que podem levar à morte. Veja alguns sintomas comuns:

Sintomas da febre amarela

• Dor de cabeça muito intensa;
  • Calafrios acompanhados de febre acima de 38º C;
  • Dores musculares generalizadas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Aumento do batimento cardíaco;

A fase tóxica da febre amarela, quando o risco de morte é maior, são os seguintes:

• Pele e olhos amarelos;
  • Dor abdominal;
  • Vômitos com sangue;
  • Doença dos rins e fígado;
  • Problemas cardíacos;
  • Convulsão;

Como prevenir a febre amarela

A única forma de prevenção para a febre amarela é através da vacinação. O governo já realiza o ‘Dia D’ em diversas regiões que são consideradas áreas de riscos.

Em caso de suspeita, o ideal é procurar um pronto-atendimento imediatamente. No local, é realizado um exame de sangue para confirmar a existência do vírus.

O automedicamento não é recomendado, já que as substâncias dos remédios podem prejudicar os sintomas. O uso da aspirina, neste caso, aumenta o risco de desenvolver hemorragias.

O tratamento

Ainda não há um tratamento para a cura da febre amarela. Por essa razão a única forma de evitar o contágio é a vacinação. O tratamento serve apenas para aliviar os sintomas da doença.

Entre os medicamentos usados pelos médicos, estão o Paracetamol, para diminuir as dores de cabeça e a febre, Omeprazol, para evitar gastrite, úlcera e diminuir o risco de sangramento, e o Metoclopramida para controlar os vômitos.