
Entenda por quê:
Muitas pessoas não sabem, mas além dos malefícios do cigarro que todos já conhecem, fumar também pode causar o aumento da acidez, retardando a cicatrização de úlceras do estômago e do duodeno (intestino delgado).
Essa degradação começa pela boca e vai até o duodeno. Na boca esse hábito inicia-se provocando problemas dentários e mau hálito. Passando para o esôfago, o fumo agride a mucosa deixando o trato gástrico propenso à gastrite e úlcera.
As principais doenças relacionadas com o hábito de fumar são câncer do tubo digestivo, úlcera gastroduodenal, refluxo gastroesofático e inflamação no pâncreas. Outros hábitos também comuns por quem fuma é tomar café e consumir álcool, o que pode agravar o cultivo de outros danos ao aparelho digestivo.
A saída para evitar esses malefícios é realmente parar de fumar, pois segundo médicos especialistas, a maioria dos pacientes que apresentam algum problema no aparelho digestivo já fumou por um longo período e tende a ter a recuperação mais tardia em relação aos que não fumavam.
Outro cuidado importante para quem parou de fumar é manter uma dieta saudável, pois interromper o uso do cigarro gera ansiedade, o que aumenta a ingestão de alimentos podendo fazer com que a pessoa perceba uma mudança de peso em pouco tempo.
