Fumar prejudica o aparelho digestivo

Entenda por quê:

Muitas pessoas não sabem, mas além dos malefícios do cigarro que todos já conhecem, fumar também pode causar o aumento da acidez, retardando a cicatrização de úlceras do estômago e do duodeno (intestino delgado).

Essa degradação começa pela boca e vai até o duodeno. Na boca esse hábito inicia-se provocando problemas dentários e mau hálito. Passando para o esôfago, o fumo agride a mucosa deixando o trato gástrico propenso à gastrite e úlcera.

As principais doenças relacionadas com o hábito de fumar são câncer do tubo digestivo, úlcera gastroduodenal, refluxo gastroesofático e inflamação no pâncreas. Outros hábitos também comuns por quem fuma é tomar café e consumir álcool, o que pode agravar o cultivo de outros danos ao aparelho digestivo.

A saída para evitar esses malefícios é realmente parar de fumar, pois segundo médicos especialistas, a maioria dos pacientes que apresentam algum problema no aparelho digestivofumou por um longo período e tende a ter a recuperação mais tardia em relação aos que não fumavam.

Outro cuidado importante para quem parou de fumar é manter uma dieta saudável, pois interromper o uso do cigarro gera ansiedade, o que aumenta a ingestão de alimentos podendo fazer com que a pessoa perceba uma mudança de peso em pouco tempo.

Fumar prejudica o aparelho digestivo 1Portanto, se você sente alguma dor no estômago, acidez, gastrite, ou até mesmo pensa em parar de fumar cigarro e quer começar a adquirir bons hábitos alimentares, marque uma consulta com um de nossos Endocrinologistas, agende pelo site ou ligue (11) 5070-1090.
whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile