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Prevenção e Saúde
Publicado em 30 de novembro de 2017, por Philippe Azevedo, às 11:49
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> 3 passos para ser um homem saudável

3 passos para ser um homem saudável

Ser um homem saudável, talvez, seja o sonho de muitos.

Porém, esse estilo de vida não está na prioridade de boa parte dos homens brasileiros. Isso é comprovado pelas pesquisas: as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens.

Por que os homens têm esse comportamento?

Já explicamos em nosso artigo anterior quais são as principais desculpas do homem não irem ao médico.

Infelizmente, as consequências por não adotar um estilo de vida saudável são, sem dúvidas, prejudiciais ao longo prazo.

Mas este artigo é destinado aos homens que estão dispostos a iniciar uma vida saudável, pois sabem a importância da saúde.

Em contrapartida, boa parte desses homens não sabe por onde começar esse novo estilo de vida.

Trouxemos 3 passos para você começar ainda hoje a se tornar um homem saudável.

Antes, é importante esclarecer o por quê o homem deve ser saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é “bem-estar físico, mental e social, mais do que mera ausência de doença”.

Homem saudável é mais do que mera ausência de doença. Simplificando, ter esse estilo é o significado de felicidade, mais disposição para viver e curtir a vida como é para ser vivida, com saúde.

Benefícios de ser saudável:

  • Longevidade: as chances dos homens que cuidam da saúde viverem por mais anos são muito maiores em relação aos que não cuidam.
  • Disposição: a vida saudável proporciona uma longevidade com disposição para trabalhar, realizar tarefas diárias, curtir a família e qualquer outra atividade até mesmo depois da aposentadoria.
  • Felicidade: os problemas diminuem significativamente para quem tem a saúde em dia, logo serão mais situações felizes que preocupantes. Os homens com uma vida saudável enxergam o melhor da vida, sempre.

Homem saudável

3 passos para ser um homem saudável

Procure um médico

Talvez você esperava por uma fórmula mágica. O primeiro passo é ir ao médico e, a partir daí, iniciar uma rotina indicada por ele.

Como, provavelmente, pode ser sua primeira visita, o ideal é se consultar inicialmente com o clínico geral.

Se preferir, pode realizar o tradicional check-up masculino, que reúne os principais exames. Ele trará um diagnóstico geral da sua saúde.

O check-up, aliás, é um dos principais métodos preventivos, que deve ser realizado regularmente. Lembre-se: prevenção também é cuidar da saúde.

O check-up masculino inclui os seguintes exames:

Exames de imagem:

  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Ultrassom Abdome total
  • Raio-X tórax
  • Ultrassom próstata – via abdominal

Análises clínicas:

  • Hemograma
  • Triglicérides
  • Colesterol total e frações
  • Glicemia de jejum
  • Creatinina
  • Hemoglobina glicada
  • Urina I
  • Ácido úrico
  • PSA total
  • Sódio
  • Potássio
  • E outros

2) Faça atividades físicas

Quantas vezes precisar, vamos reforçar a importância da atividade física.

Já abordamos aqui o perigo do sedentarismo, que está entre as principais doenças que afetam os homens.

O exercício físico deve ser um hábito diário, sendo parte da vida saudável. Para quem vai iniciar, o recomendado é realizar, no máximo, 10 minutos de atividade que mais gosta.

Os benefícios são vários: reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, combate o estresse, bem-estar físico e mental, previne doenças, postura, padrões do sono, entre vários outros.

3) Alimente-se bem

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que os brasileiros consomem 50% mais açúcar do que deveriam.

Não é por coincidência que a diabetes está entre as doenças que mais atingem homens.

A alimentação equilibrada faz parte da vida saúdavel. Por essa razão, recomenda-se o maior consumo de alimentos naturais, como frutas e verduras, evitar a ingestão de produtos industrializados, que são cheios de conservantes, sais e açúcares em excesso.

 

  • Evite refrigerantes (inclusive as versões diet e light). Beba mais água.
  • Evite frituras. Opte por pratos assados.
  • Evite ficar sem comer. Faça todas refeições (com equilíbrio!)
  • Evite doces em excesso. Prepare sobremesas naturais, como a salada de fruta.

 

Para começar a se alimentar bem, é necessário, inicialmente, procurar o nutricionista, que de acordo com o perfil e histórico do paciente, indicará a melhor dieta. O auxílio do profissional é importantíssima para o início de qualquer mudança.

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