A importância de envelhecer com saúde

Da infância à terceira idade, a saúde é importante para o desenvolvimento e pleno funcionamento do organismo. Por outro lado, a terceira idade merece uma atenção especial. Isso porque, nesta fase, o corpo tende a sofrer algumas alterações.

Com essas alterações no corpo e organismo, cuidar da saúde na terceira idade é fundamental para ter um envelhecimento saudável. Ele é um processo natural da vida, mas precisa de cuidados iguais ou, às vezes, superior às outras fases.

Entre as mudanças que ocorrem na terceira idade, estão a pouca absorção de nutrientes, enfraquecimento dos ossos, mudanças na pele, visão e audição, além do surgimento de algumas doenças cardíacas e problemas cognitivos.

Por isso, se torna tão importante um acompanhamento médico regular a partir dos 50 anos. O geriatra, por exemplo, é o profissional que se especializou para cuidar de pessoas idosas. Ele utiliza uma abordagem ampla para a avaliação médica completa do paciente.

Em que áreas o geriatra atua?

O geriatra atua na prevenção e diagnóstico de doenças. Ele também lida com doenças como as demências, hipertensão arterial, infecções, diabetes, osteoporose, tonturas, incontinência urinária e tendências a quedas.

Nesta fase da vida, é fundamental focar na prevenção mesmo sendo um idoso saudável. Nem sempre o indivíduo irá manifestar os sintomas de doenças.

O geriatra, por sua vez, ficará na responsabilidade de auxílio na correção de possíveis maus hábitos, como inatividade física, tabagismo, obesidade e alimentação não-balanceada. O profissional também explicará sobre o uso consciente de remédios, reeducação alimentar e atividades físicas. Se necessário, auxiliará em reabilitações.

Geriatra popular em São Paulo

Em São Paulo, a Clínica Cuidar Mais oferece uma variedade de especialidades médicas, inclusive a geriatria, com condições especiais e preços acessíveis ao bolso. Para consultas e atendimentos, basta entrar em contato através dos três canais da clínica:  online, (11) 99721-3340 WhatsApp ou (11) 5070-1090 telefone.