Como aproveitar as férias escolares para levar o filho ao médico

Para alguns pais, levar o filho ao médico é uma tarefa extremamente difícil, seja por medo do pequeno ou devido à falta de tempo por causa do trabalho. O que muitos não sabem, por sua vez, é que existem estratégias de como convencer a criança ir ao médico.

O acompanhamento médico durante a infância é importantíssimo para o desenvolvimento da criança, isto é, como administrar a alimentação, lidar com eventuais doenças, entender o comportamento, entre outros episódios que o pequeno enfrenta na fase infantil.

Nesses casos, o pediatra é o profissional mais recomendado para tirar as dúvidas dos pais. Especialista em saúde infantil, a participação desse médico deve ocorrer do nascimento à adolescência – período em que as crianças começam a passar por transformações hormonais e passam ter contato mais direto com a sociedade.

Infelizmente, boa parte dos pais deixam de levar regularmente a criança ao médico devido à falta de tempo provocada pelo trabalho. Em outros casos, eles enfrentam a resistência das crianças, que sentem medo do médico. Por essa razão, reunimos neste artigo algumas dicas de como solucionar esses dois problemas e levar o seu filho ao médico.

É lei! Você pode faltar trabalho para levar o filho ao médico

Por falta de conhecimento, mães e pais pensam que faltar o trabalho para levar o filho ao médico pode acarretar em desconto no salário.

Pelo contrário, a Lei 13.257/2016 assegura que o trabalhador falte 1 dia por para ir ao médico com o filho de até 6 anos, desde que a empresa seja vinculada ao programa Empresa Cidadã.

O texto garante, também, ao pai o direito de acompanhar a gestante por até 2 dias em exames e consultas de pré-natal, além de ter a licença-paternidade ampliada de 5 para 20 dias.

Férias escolares: é o momento de levar seu filho ao médico

As férias escolares estão próximas e podem ser aproveitadas inclusive pelos pais. Em alguns casos, os pequenos estudam em tempo integral, por isso acaba ficando inviável aquela visita ao médico. Por essa razão, os dias de pausa do colégio são ideais para levá-lo ao profissional.

Aproveite o tempo livre do pequeno para conversar sobre os benefícios de ir ao médico. Dessa forma, ficará mais fácil de convencê-lo a dedicar ao menos um dia para saber se a saúde está em dia. Brincar com eles de ser um profissional da saúde também o ajudará a compreender esse universo.

Agende uma consulta com o pediatra na Clínica Cuidar Mais e ofereça uma saúde de qualidade para o seu pequeno.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile