Mas meu filho só tem uma Virose? - Clínica Popular Cuidar Mais

Prevenção e Saúde
Publicado em 9 de dezembro de 2014, por Danillo, às 14:21
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> Mas meu filho só tem uma Virose?

Mas meu filho só tem uma Virose?

Com a chegada do verão, torna-se cada vez mais comum a procura de hospitais e clínicas devido à vômitos e diarreia. Geralmente, a criança que até então estava saudável, inicia repentinamente um quadro de vômitos repetitivos, evacuações pastosas ou líquidas várias vezes ao dia, febre baixa e um desânimo (chamado de prostração, em termos médicos). A família volta-se para os cuidados da criança e tenta, a todo custo, oferecer líquidos e comida, sem muito sucesso. A ida ao Pronto-Socorro torna-se necessária, mas o diagnóstico dado pelo médico muitas vezes desagrada os pais: “É só uma virose”. Sem maiores explicações, a família deixa o atendimento insatisfeita, a criança continua com os mesmos sintomas e a aderência ao tratamento fica prejudicada.

Mas porque os pediatras falam tanto sobre Virose?

Para entender o que é a virose, precisamos entender o que leva a criança a vomitar e ter diarréia. De forma simplificada, são dois os principais fatores que podem causar diarréia aguda no seu filho:

1) Toxinas presentes em alimentos contaminados e infecção intestinal por bactérias: causa 1 entre 5 quadros de diarréia na criança. Uma das principais formas de indisposição alimentar é a contaminação por toxinas eliminadas por bactérias, que estão presentes na putrefação dos alimentos ou em alimentos manipulados sem a higiene necessária. Nesse caso, não é a bactéria que provoca a doença, mas suas toxinas. A ingesta de uma quantidade grande de toxinas provoca vômitos e diarréia, que podem durar alguns dias. No caso de infecção intestinal por bactérias, a infecção se dá pela própria bactéria presente no intestino. Geralmente os quadros são mais graves, com a presença de sangue em moderada quantidade nas fezes. A prostração da criança é intensa e, geralmente, a febre é mais alta. É o único caso que o uso do antibiótico, apesar de questionado por muitos médicos, pode estar indicado em algumas crianças.

2) Infecção viral: pronto, chegamos ao assunto principal da nossa conversa! A infecção viral é a causa mais freqüente de diarréia aguda nas crianças, atingindo 4 em 5 crianças com o quadro. Vários vírus podem ser responsáveis pela doença. Os mais relacionados as diarréias são: Rotavírus, Adenovírus, Vírus Norwalk, Coronavírus e Astrovírus, sendo que o Rotavírus e o Adenovírus, geralmente, dão os quadros mais graves. Os vírus são responsáveis pelas epidemias de diarréia no verão, nas escolinhas e até dentro das famílias. O quadro geralmente se inicia com febre baixa (abaixo de 39 graus), baixa ingesta de alimentos, vômitos em grande quantidade – piores nos primeiros dias da doença, diarréia e prostração. A evolução pode durar até duas semanas, sendo que os vômitos geralmente cessam antes da diarréia. Não há tratamento específico para combater o vírus em questão e, raramente é necessária a identificação desse vírus.

Como a principal causa de vômitos e diarreia em crianças é viral, chamamos esse quadro de Virose, para facilitar o entendimento da doença.

Precisamos ficar atentos, porém, para o risco de desidratação. Essa sim, é a principal responsável pela gravidade e risco da doença. A criança, além de perder líquidos pela evacuação e pelos vômitos, tem dificuldade para ingerir alimentos e bebidas reidratantes. Assim, em caso de vômitos e diarreia em uma criança que não está conseguindo ingerir uma quantidade adequada de líquidos, deve-se procurar auxílio médico mais próximo.