Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é um exame de monitoramento que registra as atividades das ondas cerebrais. Ele é usado para detectar possíveis alterações psiquiátricas e neurológicas, como epilepsia, tumores e lesões cerebrais, cefaleia e problemas com enxaqueca, excesso de álcool ou droga, etc.

O EEG pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, até mesmo em grávidas, desde que seja indicado em casos de suspeita de anormalidade cerebral. Além disso, o eletroencefalograma é solicitado para detectar o grau de certos comas e mortes cerebrais. Ele contribui, também, para avaliar pessoas com problemas mentais e físicos (medula espinhal).

Existem vários tipos de eletroencefalograma, como:

EEG rotineiro

Este tipo de EEG dura entre 20 minutos e 40 minutos. O médico pode pedir ao paciente que ele abra e feche os olhos e realizar exercícios respiratórios.

EEG – Sono e vigília

No caso do sono, o paciente será monitorado no hospital durante a noite. O objetivo é detectar possíveis distúrbios do sono como apneia e narcolepsia.

Já em vigília, o objetivo é diagnosticar ações espontâneas no comportamento cerebral como tumor cerebral, epilepsia e demências.

EEG – Mapeamento cerebral

É um dos mais utilizados pelos médicos a fim de verificar as alterações cerebrais. Neste exame, os sinais são enviados para o computador, que os transformam em uma mapa com cores a partir das atividades.

Cabe lembrar que todos os tipos são não invasivos e indolores.

Agende agora o mesmo o eletroencefalograma na Clínica Cuidar Mais.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile