O que é lombalgia

Dores na região lombar pode ser Lombalgia

A famosa dor na lombar, ou como os médicos gostam de chamar, a lombalgia, é a segunda maior causa de consulta médica no mundo e a terceira causa de aposentadoria no Brasil. Se você nunca sentiu, pode se considerar uma pessoa de sorte já que durante toda a sua vida, de cada 10 pessoas, 8 sentirão dor lombar ao menos uma vez na sua jornada no planeta Terra.

LombalgiaAs causas podem ser as mais diversas: muscular, compressão nervosa, degeneração do disco intervertebral, compressão do saco dural, degeneração das articulações vertebrais, instabilidade dos segmentos vertebrais… até insatisfação no trabalho pode ter haver com a lombalgia.

Você sabia que pessoas insatisfeitas no trabalho tem maior chance de desenvolver essa incômoda queixa? Na figura abaixo, você vê várias estruturas e que a maioria pode gerar dor, e é por isso que é tão difícil para o seu médico descobrir qual a razão da dor.

Em alguns casos, o diagnóstico do que está causando dor é mais fácil, como por exemplo quando há compressão da raiz nervosa. Ela causa uma dor em queimação e/ou formigamento, que vai para a coxa e/ou perna e/ou pé. Pode até diminuir a força da coxa e/ou perna.

Se formigar na região perineal (genital e ânus), ou estiver tendo alterações de retenção de urina ou fezes procure o médico rapidamente, pois pode ser uma urgência. Caso não apresente esses sintomas, marque uma consulta com um ortopedista para descobrir a causa e tentar melhorar de vez desse problema.

O tratamento para dor normalmente cursa com medicações analgésicas (anti-inflamatórios, opioides, analgésicos comuns), relaxantes musculares, calor local e repouso relativo de curto período. Para os casos mais frequentes, usualmente recomenda-se fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna lombar com o auxílio de profissional habilitado, como na fisioterapia, por exemplo.

Em alguns casos, pode ser necessário operar, principalmente aqueles que cursam com perda de força da musculatura do membro inferior ou alteração na retenção de urina ou fezes.

Agende sua consulta com a nossa equipe de Ortopedia para cuidarmos mais de você!

whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile