Osteoartrite - Clínica Popular Cuidar Mais

Publicado em 9 de outubro de 2014, por Danillo, às 19:50

Osteoartrite

Doença comum nas articulações: Osteoartrite

Osteoartrite é a forma mais comum de doença articular. Afetando principalmente quadris, joelhos mãos e pés, mas pode acometer qualquer articulação do corpo.

É uma doença tão comum que nos USA estima-se que mais de 30% dos indivíduos com mais de 60 anos tem osteoartite de joelhos.

Se levarmos em conta que existe aproximadamente 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, você pode imaginar quanta gente sofre….

Até bem pouco tempo atrás o tratamento da osteoartrite era: analgésico, anti-inflamatórios, infiltrações com corticoide, fisioterapia e, quando nada funcionava, cirurgia.

Hoje conseguimos entender melhor a doença. Com os estudos identificamos os fatores de risco como sexo, idade, uso excessivo, trauma, genética e obesidade, deformidade dentre outros.

Osteoartrite

Entretanto o mais importante, descobrimos que o condrócito, célula que compõe a cartilagem está inflamada! E percebemos também que a obesidade não causa a piora da dor só porque a articulação sofre com o peso, mas também porque a gordura pode produzir substâncias que mantém a inflamação e podem até matar a célula da articulação.

Agora que entendemos melhor a causa do problema, conseguimos combater a doença melhor. Além dos remédios que apenas diminuíam a dor, sem combater a causa, hoje temos ao nosso alcance remédios que podem reverter, estabilizar ou retardar a progressão da doença! Dentre os remédios que podem combater a doença, são os principais: diacereína, a glicosamina, a condroitína e o ácido hialurônico.

Com esses novos remédios, auxiliados pela acupuntura, fisioterapia e mudança no hábito de vida, como incorporar atividades físicas no dia a dia e controle do peso, conseguimos uma grande melhora!

Agende sua consulta com a nossa equipe de Ortopedia para cuidarmos mais de você!