Saiba mais sobre Bronquite: Causas, Sintomas e Tratamento

A bronquite é uma inflamação ou inchaço dos brônquios, passagens aéreas entre a boca e o nariz e os pulmões. Mais especificamente, descreve uma condição em que o revestimento dos brônquios fica inflamado. Indivíduos com bronquite têm uma capacidade reduzida de respirar ar e oxigênio em seus pulmões; Além disso, eles não podem limpar muco pesado ou fleuma de suas vias aéreas. Você sabe quais são os sintomas, as causas e os tratamentos indicados? Fique tranquilo, a Clínica Cuidar Mais preparou um artigo completo para você, pronto para lhe tirar estas e todas as suas outras dúvidas. Confira:

Saiba mais sobre Bronquite: Causas, Sintomas e Tratamento 1

Alguns fatos rápidos sobre bronquite

Ela pode ser causada por vírus, bactérias e outras partículas que irritam os tubos bronquiais. A bronquite aguda é uma doença de curta duração que geralmente segue uma infecção fria ou viral. A bronquite crônica é uma doença de longa duração e pode ser o resultado de fatores ambientais ou doença prolongada. O tabagismo é a causa mais comum de bronquite crônica. Radiografia de tórax, testes de função pulmonar e exames de sangue são usados ​​para diagnostica-la.

Sintomas

É caracterizada por tosse persistente. Sinais e sintomas de bronquite aguda e crônica incluem:

• Tosse persistente, que pode produzir muco
  • Chiado
  • Febre baixa e calafrios
  • Aperto no peito
  • Dor de garganta
  • Dores no corpo
  • Falta de ar
  • Dores de cabeça
  • Nariz e seios faciais bloqueados

Um dos principais sintomas da bronquite aguda é uma tosse que dura várias semanas. Por vezes, pode durar vários meses se os brônquios demorarem a cicatrizar completamente. É comum que os sintomas da bronquite crônica piorem duas ou mais vezes a cada ano, e eles são freqüentemente piores durante os meses de inverno. No entanto, uma tosse que se recusa a desaparecer também pode ser um sinal de outra doença, como asma ou pneumonia.

Bronquite aguda

A bronquite aguda é uma doença mais curta que geralmente se refere à infecção por vírus ou resfriado, como a gripe. Consiste em uma tosse com muco, desconforto ou dor no peito, febre e, às vezes, falta de ar. A bronquite aguda geralmente dura alguns dias ou semanas.

Bronquite crônica

A bronquite crônica é uma doença grave e em curso caracterizada por uma tosse persistente, produtora de muco, que dura mais de 3 meses do ano durante mais de 2 anos. As pessoas com bronquite crônica têm dificuldades respiratórias e os sintomas podem melhorar e piorar em diferentes partes do ano. Se ocorrer bronquite crônica com enfisema, pode se tornar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Tratamentos

Pessoas são geralmente instruídas a descansar, beber líquidos, respirar ar quente e úmido e tomar supressores de tosse OTC e analgésicos para controlar os sintomas e aliviar a respiração. Muitos casos de bronquite aguda desaparecem sem qualquer tratamento específico, mas não há cura para bronquite crônica. Para manter os sintomas da bronquite sob controle e aliviar os sintomas, os médicos podem prescrever:

• Remédio para tosse – embora a tosse não deva ser completamente suprimida, pois é uma maneira importante de aumentar o muco e remover os irritantes dos pulmões. Se você quiser comprar remédio para tosse, então há uma excelente seleção online com milhares de avaliações de clientes.
  • Broncodilatadores – abrem os brônquios e limpam o muco.
  • Mucolíticos – estes muco fino ou solto nas vias aéreas, tornando mais fácil a expectoração.
  • Medicamentos anti-inflamatórios e esteróides glicocorticóides – estes são para sintomas mais persistentes para ajudar a diminuir a inflamação crônica que pode causar danos nos tecidos.
  • Oxigenoterapia – ajuda a melhorar a ingestão de oxigênio quando a respiração é difícil.
  • Programa de reabilitação pulmonar – isso inclui o trabalho com um terapeuta respiratório para ajudar a melhorar a respiração.
  • Antibióticos – estes são eficazes para infecções bacterianas, mas não para infecções virais. Eles também podem prevenir infecções secundárias.

Diagnóstico

O médico perguntará sobre os sintomas e, em particular, sobre a tosse. Eles também podem perguntar sobre o histórico médico do paciente, se sofreram recentemente com resfriado ou gripe, se estão fumando ou se foram expostos a substâncias como poeira, fumaça, vapores ou poluição do ar. Um médico geralmente usa um estetoscópio para ouvir sons anormais nos pulmões. Eles também podem examinar o muco ou testar os níveis de oxigênio no sangue e podem recomendar uma radiografia de tórax, um teste de função pulmonar pulmonar ou exames de sangue.

Complicações

A complicação mais comum é a pneumonia; isso ocorre quando a infecção se espalha mais profundamente nos pulmões. Esta infecção faz com que os sacos de ar dentro dos pulmões (alvéolos) se encham de líquido. Estima-se que 5 por cento dos casos levam à pneumonia. A pneumonia tem maior probabilidade de se desenvolver em adultos mais velhos, fumantes, pessoas com doenças em outros órgãos e qualquer pessoa com um sistema imunológico reduzido.