Saiba como ter um sexo seguro

As festas, como as recentes de Natal e Ano Novo, são sempre oportunidades de conhecer novas pessoas. E, claro, chances de rolar sexo. No entanto, com o número alarmante de contaminação de AIDS entre jovens fica a pergunta: como ter um sexo seguro?

As consequências de não ter um sexo seguro são diversas, entre elas o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou ocorrer a gravidez indesejada.

O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas esquecem dos problemas posteriores na hora do ato. Acham que apenas uma vez não fará mal. Engano!

A irresponsabilidade na hora do sexo pode trazer consequências graves para o resto da vida. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada 15 minutos alguém é infectado pelo vírus HIV no Brasil. O prazer pode virar um verdadeiro pesadelo!

Apesar de ainda ser tabu, são frequentes os casos de jovens, por exemplo, que fazem sexo no primeiro encontro. Ou que usam aplicativos de smartphones para marcar sexos casuais. Não há nenhum problema nisso, desde que seja seguro.  Contudo, a preocupação não se restringe apenas ao “sexo casual”, mas vale também para os casais.

Neste artigo, você vai descobrir passos para ter um sexo seguro com qualquer pessoa, inclusive com o parceiro fixo.

Sexo é saudável, mas deve ser praticado com responsabilidade. Então, siga as nossas dicas e não tenha problemas depois.

sexo seguro com camisinha

Use camisinha

Independente de ser homem ou mulher, a camisinha é o contraceptivo mais seguro, pois evita contato com o sangue, secreção vaginal e com o esperma. Ou seja, não há chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis nem de gravidez indesejada.

Porém, há dúvidas de como usar a camisinha masculina. Veja o passo a passo abaixo:

1 – Aperte o bico da camisinha para sair todo o ar;

2 – Deixe um espaço de 2cm na ponta da camisinha;

3 – Desenrole a camisinha no pênis ereto até cobri-lo por completo;

4 – Depois de ejacular, retire o pênis ainda ereto da vagina;

5 – Retire o preservativo com cuidado e o embrulhe em uma sacola plástica;

Câncer de próstata

Visite o médico regularmente

O ideal para quem tem uma vida sexual ativa é visitar o médico, urologista e ginecologista, para homem e mulher, respectivamente.

Mesmo que você tenha todo o cuidado com a segurança na hora do sexo, o recomendado é que realize exames sorológicos (HIV/Sífilis/Hepatite B e C) regularmente.

A nossa sugestão para você não pagar muito caro por consultas e exames individuais são os pacotes. Este mês, por exemplo, a Clínica Cuidar Mais oferece um pacote especial (consulta com urologista/ginecologista + exames sorológicos) para quem quer ter um sexo seguro. Agende agora mesmo!

Sexo seguro com o namorado: posso abandonar a camisinha?

Uma das principais dúvidas de casais é se, mesmo tendo um parceiro fixo, há necessidade da camisinha. Sim!

Porém, existem os casais que alegam fidelidade e optam por transar sem camisinha. Se você é um dos que quer adotar a prática, o ideal é que, antes de abandonar o preservativo, é que os dois realizem exames sorológicos. Contudo, não deixa de ser arriscado.

Portanto, procure sempre por recomendações médicas.

whatsapp telefone facebook instagram logo_ae menu_mobile