Sintomas ignorados que podem anteceder um ataque cardíaco - Clínica Popular Cuidar Mais

Exames e diagnósticos
Publicado em 6 de março de 2017, por Philippe Azevedo, às 10:42
Clínica Cuidar Mais >> Prevenção e Saúde >> Sintomas ignorados que podem anteceder um ataque cardíaco

Sintomas ignorados que podem anteceder um ataque cardíaco

O ataque cardíaco pode ser totalmente imprevisível se não perceber os sintomas que o antecedem. Um estudo médico realizado pelo Imperial College de Londres revelou que sintomas, às vezes ignorados, podem ser um “alerta”. Autores da pesquisa afirmam que mais pesquisas são “urgentemente necessárias”.

Segundo a pesquisa, de 135.950 mortes por ataque cardíaco em quatro anos, na Inglaterra, cerca de 21.677 desses pacientes não tinham registros de sintomas cardíacos em seus registros hospitalares.

Os autores da pesquisa informaram que sintomas como desmaio, falta de ar e no peito ficaram aparentes até um mês antes da morte do paciente.

“Essa falha na detecção de sinais de alerta é preocupante. E esses resultados devem levar os médicos a serem mais vigilantes, reduzindo a chance dos sintomas se perderem e, em última análise, a salvar mais vidas.”, diz Jeremy Pearson, diretor médico associado ao Instituto Britânico do Coração.

“O desafio é diagnosticar com precisão e rapidez todos esses pacientes para que possam ser oferecidos melhores cuidados. A educação da sociedade, dos médicos de família, paramédicos e dos médicos de emergência é essencial se quisermos melhorar ainda mais o atendimento que oferecemos aos pacientes que têm um ataque cardíaco”, conta o porta-voz da pesquisa.

Portanto, é importante que faça um diagnóstico para prevenir o ataque cardíaco.

Veja alguns sintomas que podem anteceder um ataque cardíaco:

Transpiração

Falta de ar

Sentir-se enjoado (náuseas) ou vomitar

Sensação extrema de ansiedade (semelhante a um ataque de pânico)

Tosse ou chiado

Dor torácica – sensação de pressão ou aperto no centro do peito

Dor em outras partes do corpo – pode ser sentida como se a dor estivesse viajando do peito para os braços (geralmente o braço esquerdo é afetado, mas pode atingir os dois), mandíbula, pescoço, costas e abdômen

Sensação de tontura

Você pode consultar um dos médicos da Clínica Cuidar Mais para ter mais informações. A clínica disponibiliza duas centrais de agendamento: online ou pelo telefone (11) 5070-1090. Além disso, oferece preços populares na realização de exames.