5 cuidados que você deve ter para proteger a visão

Na era de smartphones e tablets, a preocupação com a visão nunca tornou-se tão importante. Isso porque o contato com as luzes artificiais por um longo período pode provocar problemas como síndrome do olho seco, fadiga ocular e, até, dor de cabeça. Não só isso, o cuidado com essa região é essencial para proteger de outros futuros problemas. Assim, reunimos 5 cuidados que você deve ter para ter a saúde ocular em dia.

Usar óculos de sol (ou grau) de qualidade

O uso de óculos de sol é muito comum no Brasil, sobretudo no verão, porque é um país tropical. Além de conferir um visual único e confortável, protege os olhos dos raios solares.

Contudo, a qualidade do óculos de sol deve ser levada em consideração. Ele precisa oferecer proteção contra os raios UVA, UVB e UVC. O ideal é que o acessório seja adquirido em lojas autorizadas.

O mesmo cuidado deve ser com o óculos de grau. Algumas pessoas adquirem o acessório em estabelecimentos não autorizados. O uso inadequado pode trazer sérios problemas na saúde ocular.

Olhar para longe

Já parou em uma paisagem e experimentou visualizar a montanha mais distante?

Esse é um dos melhores exercícios para a visão, principalmente para quem trabalha no computador. A prática ajuda a relaxar os olhos, evitando a temida dor de cabeça causada pelo excesso de luminosidade.

O exercício deve ser realizado uma vez a cada 1 hora.

Visitar o oftalmologista regularmente

Todos os cuidados listados neste artigo são importantíssimos. No entanto, nada substitui a orientação de um profissional.

Portanto, a visita ao oftalmologista deve ser regular. Ele é capaz de diagnosticar com antecedência doenças como catarata e glaucoma.

Além disso, o profissional trata de outras doenças como:

  • Necessidade de óculos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia)
  • Catarata
  • Alterações da superfície ocular (hordéolo ou terçol, pterígio, olho seco, conjuntivites)
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
  • Infecções oculares (toxoplasmose, sífilis, tuberculose)

Diminuir o uso de smartphones, tablets e computador

Já estuda-se sobre os impactos do uso excessivo de smartphones, tablets e computador na visão. Infelizmente, os resultados são desanimadores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, afirma que até 2050 50% da população será diagnosticada com miopia causada pelo uso desses aparelhos eletrônicos.

Para as crianças, o recomendado é diminuir o uso de celulares e estimular a brincadeira ao ar livre, ao lado de amigos e colegas.

Já os adultos, devem optar por aparelhos maiores, como tablets. Quanto menor o dispositivo, mais exigirá da visão, segundo especialistas.

Contudo, com o trabalho remoto, muitas pessoas trabalham o dia inteiro no computador. Assim, elas precisam seguir essas dicas…

    • Faça pausas regulares de 5 a 10 minutos para descansar a visão;
    • Pisque mais pois nossos olhos precisam de hidratação. A desidratação pode desenvolver a famosa síndrome do olho seco.
    • Converse com o oftalmologista. Ele dará mais dicas para evitar problemas com a visão.

 

 

Não usar colírios sem recomendação médico

Uma pesquisa de 2016 mostra que 90% da população se automedica. Infelizmente, essas pessoas não conhecem as consequências dessa prática. O mesmo ocorre com os colírios para os olhos. Assim como qualquer remédio, possui indicações e contraindicações, e precisa de acompanhamento médico. Usado sem orientação médica, pode até aliviar os sintomas, porém acabar mascarando uma doença grave.

whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile