Zika Vírus

Saiba tudo sobre esse vírus!

Após a epidemia de dengue que vem se manifestando no Brasil, mais especificamente em São Paulo, algumas pessoas foram detectadas com suspeitas do Zika Vírus, apesar de apenas um caso ter sido realmente confirmado.

Muitas pessoas ainda não sabem os sintomas desse vírus, por isso é importante ficar atento às dicas abaixo:

Os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada de um mosquito parecido com o mosquito transmissor da dengue. Os primeiros sinais incluem febre acima de 38ºC e manchas vermelhas no rosto, outros sintomas também podem dar sinais do virus como: dor de cabeça constante; vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos; dor nas articulações (principalmente mãos e pés); cansaço excessive; dor na barriga e nauseas, diarreia ou prisão de ventre.

Normalmente esses sinais duram 7 dias e podem ser confundidos com os sintomas da dengue ou da febre amarela, já que são bem parecidos, mas assim que surgem dois ou mais sintomas é importante procurar um médico para fazer os exames e diagnosticar o problema.

O tratamento do vírus normalmente é feito apenas com o controle dos sintomas, já que como a dengue, não existe um antiviral específico para o combate à infecção. Assim, o tratamento é feito apenas com repouso durante mais ou menos 7 dias e o uso de analgésicos e remédios para a febre, como Paracetamol ou Dipirona, para aliviar os sintomas e ajudar a acelerar a recuperação. Durante o tratamento, como também na dengue, utilizar remédios com Ácido Acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, fazem com que o risco do desenvolvimento de hemorragias seja maior podendo agravar o estado do paciente.

Por isso, se os sintomas persistirem procure um médico o quanto antes para ser diagnosticado!

whatsapp telefone facebook instagram  AE Digital - Agência digital em São Paulo menu_mobile