O preço do ouro, em tese, não deveria cair abaixo do custo de sua extração , pois assim as mineradoras começariam a reduzir a produção. A oferta mais baixa com alguma demanda constante da indústria de joias ou tecnologia retornaria automaticamente o preço do ouro a um nível mínimo (a lei da oferta e da demanda).

Tivemos esse tipo de situação em agosto e setembro – o ouro foi empurrado pelo fortalecimento do dólar, mas não conseguiu quebrar os níveis de USD 1170-1175 por onça (embora o custo real da mineração seja um pouco menor em média e, teoricamente, o preço ainda deve ser capaz de matar). Atualmente, há muitos indícios de que as economias ao redor do mundo começarão a desacelerar, podendo haver uma profunda correção nos mercados financeiros.
https://ourocambioenvios.com/dhl-recife/
Isso significará mover grandes quantidades de capital para portos seguros, incluindo ouro. Isso, por sua vez, deve resultar no aumento do preço do ouro, como ocorreu no período pós-crise (2009-2011). Mesmo um aumento mínimo no preço do ouro com o enfraquecimento das bolsas de valores será um sinal de compra para outros investidores O texto anterior não constitui recomendação de investimento na acepção do Regulamento do Ministro das Finanças de 19 de Outubro de 2005 sobre informação constituinte de recomendação relativa a instrumentos financeiros, seus emitentes ou emitentes (Diário Oficial de 2005, n.o 206, n.o 1715)