material de construção planaltina
Para isso, é claro, seus elementos estruturais devem ser feitos de materiais de construção resistentes, como pedra natural, blocos de concreto celular ou madeira maciça. Mas também não devemos esquecer que o clima e seus constrangimentos podem ser diferentes de uma região para outra, e os requisitos relativos à resistência também não serão os mesmos.

Assim, numa região sujeita a intempéries, será necessário privilegiar os blocos de concreto armado. Em uma zona de terremoto, materiais de construção mais leves e elásticos, como madeira ou aço, serão preferíveis. Por outro lado, a madeira não será suficientemente resistente em ambiente úmido, devendo-se dar preferência aos blocos de concreto e blocos de concreto, com isolamento anticapilar nas fachadas.

Quanto ao tijolo, possui excelente resistência a fortes variações de temperatura, o que o torna um material adequado para regiões sujeitas a picos de calor significativos. A maioria dos materiais de construção convencionais devem estar associados ao isolamento de forma a garantir um bom nível de conforto térmico aos ocupantes da habitação, sem desperdício de energia por sobreaquecimento.

Como a perda de calor é maior no sótão e no telhado, são essas paredes que devem ser isoladas prioritariamente. Um isolante térmico é um material que tem duas funções fundamentais: por um lado, impede a entrada de calor no verão e, por outro, preserva a habitação do frio no inverno. Para isso, deve absorver muito pouco calor: a temperatura de sua superfície pode aumentar muito rapidamente, mas só muda muito lentamente no interior. Tudo depende da condutividade térmica e da espessura do isolamento.