Parcerias estendidas Um escopo inicial exclusivo (os clientes acumulam e usam milhas aéreas apenas em voos de uma única mesma empresa), os programas de fidelidade rapidamente se expandiram para parcerias aéreas (criação de alianças – Oneworld, Star Alliance, Skyteam – e desenvolvimento de code sharing, etc.) depois para parcerias com grupos hoteleiros, locadoras de carros e organizações de crédito.
https://www.milhasdreams.pt/pacote-para-ilha-do-sal
As parcerias com organizações de crédito representam uma receita significativa para as companhias aéreas (cerca de um bilhão de dólares para Continental, Delta, etc.). As organizações de crédito compram estoques de milhas aéreas de empresas, que depois oferecem a seus clientes milhas aéreas em troca do uso de seus serviços (uso de cartões de crédito, por exemplo).

A maioria das empresas americanas até oferece cartões “co-branded” com essas organizações. A Air France – KLM desenvolveu tal parceria com a American Express. Um novo acordo Os programas de fidelidade têm sido historicamente prerrogativa das grandes companhias aéreas regulares. As empresas de baixo custo, que surgiram nos anos 70 nos Estados Unidos (Sudoeste em 1971) e depois na Europa nos anos 80/90 não ofereciam inicialmente programas de fidelidade, mas sim uma política de preços muito agressiva destinado a clientes de lazer.